Se você gostou do Rune Factory 3, com certeza vai apreciar o Rune Factory 4. Uma jogabilidade um pouco diferente, gráficos um pouco melhores, e ainda estou por decidir se o grind é realmente necessário nesse jogo.
Admito que eu tenho um pequeno vício de começar jogos com a temática de farming e não terminar. Sei lá, tem algo nesse tipo de jogo que te chama pra tentar fazer dinheiro o mais rápido possível, aumentar sua fazenda, essas coisas.
E no caso da saga Rune Factory não é diferente, você pode jogar o jogo como se não houvesse nada mais pra fazer e ainda assim se divertir.
Mas o que me conquista e me faz gostar ainda mais da série Rune Factory é que por trás tem uma história no mínimo intrigante.
História
Eu sei que você perder a memória está ficando um pouco cansativo, mas no quarto jogo da série temos um pouco mais de revelações do que acontece inclusive no terceiro jogo.
Até agora a história está me prendendo, vou dar uma nota 9, mas ainda não terminei. Então vou pedir pra não mandarem spoilers, mas pode deixar lá no comentário do youtube se você gostou do jogo ou se tem interesse em jogar.
Jogabilidade
Pouca coisa mudou do jogo anterior pra esse, mas a mudança que eu percebi de cara foi em como você usa as ferramentas, como a enxada, por exemplo. No jogo anterior você poderia bater com a enxada algumas vezes seguidas e arar vários espaços. Nesse você começa com a enxada 1.0 que só ara um espaço.
Não é algo que me incomodou muito, apenas algo diferente do jogo anterior.
E algo que gostei muito nesse jogo é que eles deram um novo significado para os parceiros de batalha. Admito que o jogo ficou até um pouco mais fácil depois que eu domei aquela galinha gigante.
Também percebi uma atenção maior no crafting. Inclusive, uma das dificuldades que tenho no momento é por ter avançado bastante por causa da galinha gigante, subi de nível também com a ajuda, mas minha armadura não é forte o bastante.
De qualquer maneira, dou uma nota 9.
E se você chegou até aqui e gosta de jogo de fazenda misturado com RPG, se inscreve lá no meu canal do youtube pra ver vídeos sobre esse jogo e muitos outros!
Modo príncipe
Falando um pouco das mecânicas do jogo, você vira príncipe por acaso, e parte das mecânicas se baseiam nisso. A dinâmica do príncipe funciona juntamente com as requests que as pessoas da cidade fazem pra você diariamente. Quando você completa essas pequenas missões, você ganha, além de itens e dinheiro, “pontos de príncipe”. Esses pontos por sua vez podem ser utilizados para construir o celeiro, aumentar o seu quarto, ou até mesmo criar feriados no jogo. E quanto mais feriados você tiver, mais turistas você atrai e mais pontos ganha.
Parece um pouco confuso, mas faz sentido. E no final só não é muito legal pois é uma mecânica a mais além do dinheiro que você tem que juntar.
Por esse motivo nota 9.
Modo fazendeiro
Ainda nas mecânicas, esse jogo tem o modo fazendeiro como sempre, só que admito que fiquei um pouco confuso. Como em todos os outros Harvest Moons, nesse existem as estações. E aparentemente as estações importam menos do que nos outros.
Eu tinha de plantar 3 sementes diferente para conseguir mais sementes na loja. Duas delas eram de outras estações. Ainda assim todas cresceram!
Não estou dizendo que foi ruim, mas ficou confuso, então 9.
Últimas considerações
Não é um jogo ruim, e está no mesmo nível que o próprio Rune Factory 3, que tenho um carinho grande por ter jogado muito anos atrás.
É um jogo que eu recomendo! Vai ser divertido jogar e o tempo vai passar rápido. Se você gosta do gênero Farming e RPG pode ir sem medo.