Mais uma semana e mais um episódio de Loki. Se você não lembra do episódio anterior, clique aqui!
Desta vez temos o episódio final da temporada e bastantes revelações e mistérios.
E antes de ir pro resumo, primeiro e último aviso. Vão ter spoilers
Vambora!
Todos tem pressa
O episódio começa e o Loki “Desliza” para a escada próximo ao Ouroboros. Essa cena nós ja conhecemos, Victor sai e é desintegrado.
Loki vai até OB perguntar o que eles poderiam ter feito, que responde que eles demoraram muito.
Então começam uma série de cenas de Loki tentando acelerar as coisas. Primeiro na hora de sair. Depois, voltando um pouco, na hora de apresentar Victor e OB.
Loki pergunta quanto tempo demoraria para ele saber tanto quanto ele mas se ele realmente quisesse saber demoraria decadas, séculos. E séculos se passaram.
Loki agora mostra que conhece tudo o que está acontecendo e envia Victor.
Victor consegue sair e avançar desta vez. Ele carrega o canhão e envia o multiplicador.
Victor volta para dentro, e o Tear começa a reagir. Os anéis começam a ficar maiores, mas tudo foi em vão. As linhas do tempo estão se multiplicando infinitamente e o Tear explode mesmo assim. Loki terá de encontrar outro meio.
O outro modo
Loki volta um pouco mais e encontra Sylvie tentando matar Aquele Que Permanece. Ele tenta convencer ela de diversas formas, mas o resultado é sempre o mesmo. Aquele Que Permanece morre, e diz aquela fatídica frase “Até logo”.
Loki entende que para parar Sylvie teria de matá-la. Até que fala com Aquele Que Permanece.
Ele para o tempo e mostra que “Pavimentou a estrada” de Loki até aquele momento. Aquele Que Permanece acredita que Loki não estava pronto para ter essa conversa e traz Sylvie de volta. Mas Loki mostra que já tiveram essa conversa antes e que consegue parar o tempo também.
Então aquele que permanece conta que não há nada de errado com o Tear Temporal. Ele apenas tem um sistema de segurança para quando está sobrecarregado com ramificações, então as ramificações que não fazem parte da Linha do Tempo Sagrada são deletadas.
E, uma informação importante, ele diz que suas variantes já estão por aí.
O modo Loki
Ao perceber que nesta equação ele sempre iria perder, Loki decide. Ele vai quebrar o Tear, mas Aquele que Permanece diz que todo momento de paz que existiu, só existiu por ele estar de vigia e que sem o Tear, uma guerra seria inevitável e nada sobreviveria.
Loki insiste e diz que encontrará outro caminho. Aquele que Permanece oferece um caminho. Matar Sylvie e salvar tudo o que eles conhecem. Loki volta um pouco mais e encontra Mobius no interrogatório.
Então ele percebe que precisa fazer escolhas difíceis, que não há nenhum conforto em muitas escolhas e que muitos propósitos são mais fardos que glórias.
Loki percebe que ele falava dele mesmo, ele agradece e tudo é desintegrado.
Então ele vai falar com Sylvie. Loki para o tempo e os coloca Fora do Tempo. Ele tenta explicar o que foi feito e Sylvie entende. O único modo seria matando ela e a impedindo de matar Aquele que Permanece. Que o único caminho seria a Linha do Tempo Sagrada ou nada. Sylvie diz que ele não pode os impedir de morrer lutando. Que as vezes está tudo bem destruir as coisas.
Loki entende, que talvez o Tear possa ser substituído por algo melhor.
De volta a AVT ele corre para as portas de saída. Ele diz que sabe o tipo de deus ele quer ser. E em uma cena épica começa a avançar em direção ao Tear.
Com seus poderes, Loki destrói o Tear e as Linhas do Tempo se espalham pelo espaço. Não existe mais Linha do Tempo Sagrada. Todas elas estão morrendo. Loki começa a recolher uma a uma e a energiza-las com poder. Uma porta se abre no céu. Loki vai recolhendo as Linhas do Tempo e subindo, todas as Linhas seguem ele.
No Fim do Tempo, um trono se forma, onde Loki se assenta. (Será ele o novo Vigia?)
Uma árvore se forma em volta dele. (Me fez lembrar de Yggdrasil da mitologia nórdica).
Se você gostou de acompanhar junto comigo a série Loki. Então não esquece de se Inscrever no meu canal e acompanhar os vídeos também.
Um novo tempo
Depois disso, vemos uma nova AVT, que agora tenta garantir que todas as variantes Daquele que Permanece não evoluam. Srta. Minutos está de volta, mas aparentemente sem suas antigas memórias.
Mobius está deixando a AVT, ele quer saber como é viver na Linha do Tempo. B-15 pergunta se ele tem medo, ele confirma.
Ouroboros traz o novo manual da AVT (Eu acredito que escrito por Loki).
Então vem a cena do menino Victor olhando pra janela não mostra mais nada, ele não recebeu o manual da AVT.
Renslayer aparece no Fim do Tempo e aparentemente é devorada pelo Alioth.
Mobius assiste um pouco da vida que ele vai ter antes de se inserir na Linha do Tempo. Sylvie vem se despedir, mas ela não tem para onde ir.
Então em uma última cena, Loki aparece, aparentemente satisfeito (com tudo o que viu? Será que ele consegue ver as ramificações?).
O episódio acaba.
Opinião
Agora vamos para o que eu achei desse final.
Muitas coisas foram legais de ver:
Tipo o Loki guiando todo mundo e demonstrando um domínio da situação.
Aquele que Permanece mostrando que já sabia de tudo o que aconteceria inclusive os deslizes.
E é claro, a cena épica de Loki se tornando uma árvore.
Mas muitas perguntas ficam. Será que as variantes Daquele que Permanece estão por aí mesmo e vão surgir em um filme futuro?
Será que Loki se tornou tão poderoso assim?
Sylvie ainda tem o temp pad Daquele que Permanece, isso muda alguma coisa?