Em primeiro lugar, gostaria de dizer que é uma experiência bastante nostálgica pra quem cresceu jogando Harvest Moon. Rune Factory é um jogo que mistura um pouco de fazendeiro com domador de monstros e RPG.
É um jogo rápido pra quem já jogou algum outro da franquia, e pode ser que alcance o final logo no começo do segundo ano. Diferente do tradicional Harvest Moon, que o jogo termina após um determinado período de tempo, nesse os créditos sobem assim que você derrota o último boss. Mas só isso não fariam o jogo fácil e gostosinho de jogar, então o que faz?
Modo Fazendeiro
Um modo rápido de fazer dinheiro, mas não o único. Contudo é necessário ter atenção à qualidade do solo, após varias colheitas no mesmo local a qualidade diminui e as próximas colheitas se tornam mais demoradas. Inclusive é possível colocar os monstros para ajudarem a regar as plantas e cortarem o mato, esse último que pode ser um problema e estragar sua plantação se não for tratado diariamente.
Mas os monstros podem também fornecer insumos para sua fazenda, alguns dão lã, outros leite, outros ovos.
Outras fontes de renda
Você também pode tentar a vida como pescador, que não é tão difícil. Ou até mesmo mergulhar nas dungeons e coletar itens para produzir acessórios, ferramentas ou armas. Tudo isso pode ser vendido e por um bom preço dependendo do nível da produção. Para produzir são necessárias as receitas ou se você já souber como fazer pode simplesmente colocar os itens necessários e ter o nível mínimo para isso.
Por isso também é possível tentar a vida na cozinha e vender o que for produzido.
Veredito
Com tantas opções e por ser um jogo bastante fluído, eu recomendo para todos os que amam Harvest Moon e também gostam de RPG ou querem tentar algo diferente do habitual. E todas as formas de se ganhar dinheiro e progredir no jogo, aproximam ele do Stardew Valley só que bem antes. Fazendo esse jogo fácil e gostosinho de jogar.
De 0 a 10 eu dou uma nota 9 pra essa belezura que vale a experiência e o replay.
Se gostou não esqueça de checar o review de Story of Seasons – Trio of Towns